Escola de Pós-Graduação
Bem-vindo à Universidade de São Tomás de Moçambique, onde o ensino superior encontra a inovação. Como uma escola de pós-graduação, oferecemos programas e cursos especializados para ajudá-lo a avançar em sua carreira e atingir seus objetivos. Nosso corpo docente se dedica a fornecer a você uma experiência de aprendizado excepcional que irá prepará-lo para o sucesso em sua área.
Cursos e Pesquisas
1. Programa de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
1.1. O programa de mestrado em Gestão de Recursos Humanos tem uma duração de 24 meses, divididos em 4 semestres, e é composto por 14 módulos. Objectivos - Dotar os profissionais de Recursos Humanos e áreas afins das competências necessárias para responder à s novas exigências e práticas de administração e gestão de pessoas. - Formar quadros em administração e gestão estratégica de recursos humanos que compreendam a complexidade e a dinâmica desta área; - Formar profissionais com competências para intervir estrategicamente no contexto sócio-económico, recorrendo ao contexto social e económico, utilizando ferramentas e técnicas de recursos humanos para aplicação de boas práticas nesta área, de forma a melhorar o desempenho dos trabalhadores e aumentar a produtividade; - Desenvolver nos alunos competências que lhes permitam pensar sistemática e estrategicamente na gestão do capital humano de uma organização; - Orientar os futuros profissionais e/ou gestores de Recursos Humanos para a área do ensino, investigação e pesquisa; - Desenvolver o espÃrito crÃtico dos alunos face à s novas abordagens e à realidade da gestão de recursos humanos nas organizações.
1.2. Perfil do Licenciado - Compreender o âmbito e alcance da Gestão de Recursos Humanos e em particular da gestão da força de trabalho no mundo e particularmente em Moçambique; - Identificar os factores ambientais e o seu impacto na gestão das organizações e em particular na gestão de Recursos Humanos; - Gestão integrada dos principais subsistemas de gestão de recursos humanos. - Identificar e aplicar as polÃticas e leis laborais em vigor em Moçambique; - Auditoria e consultoria em Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional; - Desenvolver competências para definir e implementar PolÃticas e Estratégias de Recursos Humanos. - Assumir cargos de assessoria e direção em Gestão de Recursos Humanos; - Saber estruturar, organizar e planear os recursos humanos de uma organização numa perspetiva estratégica de uma organização numa perspetiva estratégica e de gestão. - Ficha do Plano de Curso (Anexo)
2. PROGRAMA DE MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
2.1. O programa de Mestrado em Gestão de Empresas tem uma duração de 24 meses, divididos em 4 semestres, e é composto por 12 módulos. Objectivos - Permitir aos estudantes compreender os pontos fortes, os pontos fracos e as capacidades distintivas internas da empresa; - Incentivar o domÃnio de ferramentas, métodos e técnicas para otimizar a eficiência e a eficácia empresarial; - Desenvolver competências, atitudes e valores compatÃveis com o exercÃcio de funções e cargos de elevada responsabilidade nas empresas; - Desenvolver capacidades de decisão e comunicação para diagnosticar, compreender e avaliar situações comerciais e de marketing complexas; - Contribuir para que os alunos desenvolvam um comportamento Ãntegro, responsável e comprometido com a empresa e a sociedade em que se inserem;
2.2. Perfil do licenciado - Saber interpretar a evolução da envolvente empresarial e avaliar o seu impacto na empresa empresa; - Dominar o processo de identificação e desenvolvimento de estratégias empresariais; - Desenvolver um entendimento correto em termos de obtenção e preparação de informação para uma tomada de decisão eficaz nos domÃnios da comercialização, investimento, desinvestimento e financiamento; - Efetuar operações nos mercados financeiros nacionais e internacionais; - Visualizar a posição da empresa na complexa teia de operações e de atividade económica e comercial, envolvendo fornecedores, concorrentes e atividade comercial, envolvendo fornecedores, concorrentes e clientes directos e indirectos, até ao cliente final. - Promover a previsão, o controlo e a gestão sistemática do risco empresarial; - Conceber e desenvolver os seus próprios empreendimentos de sucesso; -Formular estratégias de marketing e desenvolver programas de marketing; - Saber interpretar e analisar os documentos financeiros da organização e utilizá-los para tomar decisões financeiras sustentáveis; - Ficheiro do plano de curso (Anexo)
3. PROGRAMA DE MESTRADO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS
3.1. O programa de mestrado em Finanças Empresariais tem uma duração de 24 meses, divididos em 4 semestres, e é composto por 13 módulos. Objectivos - Dotar os estudantes de um conjunto integrado de competências dinâmicas para resolver problemas de gestão, nomeadamente integrando a vertente financeira; - Dotar os alunos de conhecimentos e capacidades de compreensão de nÃvel avançado na área cientÃfica das Finanças; - Aplicar, delimitar, comunicar, selecionar, recolher e produzir informação financeira de forma profissional.
3.2. Perfil do licenciado Saber interpretar a evolução das finanças empresariais e avaliar o seu impacto na empresa. - Ter uma visão global, multifuncional e integrada da empresa, que lhe permita identificar e maximizar as capacidades distintivas em que se devem basear as estratégias competitivas da empresa no mercado; - Dominar as necessidades financeiras da empresa e propor estratégias de negócio; - Desenvolver um entendimento correto em termos de obtenção e preparação de informação para uma tomada de decisão eficaz no domÃnio financeiro de marketing, investimento e financiamento; - Efetuar operações nos mercados financeiros nacionais e internacionais; - Visualizar a posição da empresa na complexa teia de operações e de atividade económica e comercial, envolvendo fornecedores, concorrentes e atividade comercial, envolvendo fornecedores, concorrentes e clientes directos e indirectos, até ao cliente final. - mSaber interpretar e analisar os documentos financeiros da organização e utilizá-los para tomar decisões financeiras sustentáveis. - Ficha do Plano de Curso (Anexo)
4. PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
4.2. O programa de mestrado em Ciências da Educação tem uma duração de 24 meses, divididos em 4 semestres, e é composto por 12 módulos. Objectivos - Formar profissionais da educação que actuam nos diferentes nÃveis de ensino; - Desenvolver investigação e produzir conhecimento sobre as práticas pedagógicas dos professores; - Promover a reflexão sobre concepções de ensino, práticas pedagógicas e práticas de gestão do ensino decorrentes dessas concepções; - Contribuir para a construção de polÃticas educacionais e princÃpios pedagógicos que sirvam de base para práticas efetivas de ensino universitário a partir de discussões sobre diferentes temas relacionados.
4.3. Perfil do licenciado - Atuar como gestor e gestor adjunto nas diferentes unidades de ensino superior; - Orientar o processo educacional em todas as instituições, etapas e modalidades de ensino superior; - Coordenar os diferentes nÃveis, etapas e modalidades de ensino; - Dirigir, coordenar, acompanhar e avaliar instituições de ensino; - Pesquisar na área especÃfica da educação, com particular ênfase no campo do trabalho e da prática docente, das polÃticas e da gestão da Educação Superior. Linhas de Pesquisa - Docência no Ensino Superior - PolÃticas e Gestão do Ensino Superior - Gestão e Avaliação da Educação; - Ficha do Plano de Curso (Anexo)
5. PROGRAMA DE MESTRADO EM CONTABILIDADE E AUDITORIA
5.1. O programa de mestrado em Contabilidade e Auditoria tem uma duração de 24 meses, divididos em 4 semestres, e é composto por 12 módulos. Objectivos - Proporcionar aos alunos uma formação cientÃfica adequada e sólida no domÃnio da Contabilidade e da Auditoria; - Reforçar a capacidade de resolução de problemas e de criação de soluções em situações não rotineiras e imprevisÃveis; - Desenvolver a capacidade de argumentação e de emissão de juÃzos de valor num contexto de informação limitada; - Formar mestres que garantam melhores nÃveis de desempenho e uma maior capacidade de flexibilidade e mobilidade; - Incentivar a criação de autoemprego, nomeadamente através do desenvolvimento de competências empresariais. - Desenvolver competências metodológicas para a investigação cientÃfica em Contabilidade e Auditoria.
5.2. Perfil do licenciado - Conhecer a normalização contabilÃstica e a evolução das normas nacionais e internacionais; Reconhecer os aspectos relacionados com a evolução da Contabilidade e Auditoria ao longo dos tempos e como esta tem respondido à dinâmica das organizações; Conhecer o processo e sequência da auditoria; - Saber avaliar as melhores alternativas de investimento, tendo em conta a rendibilidade e o risco desses produtos financeiros; - Conhecer os principais aspectos relacionados com a profissão de auditor interno, nomeadamente, âmbito de atuação, condições de exercÃcio da profissão e pontos de contacto e distanciamento com a auditoria externa; - Ficha do Plano de Curso (Anexo)
6. PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO FISCAL
6.1. O Mestrado em Direito Fiscal tem uma duração de 24 meses, divididos em 4 semestres, e é composto por 12 módulos. Objectivos - Proporcionar conhecimentos fundamentais de direito fiscal e uma atitude ativa e crÃtica para o exercÃcio de qualquer das profissões jurÃdicas relacionadas com o programa de mestrado; - Garantir uma formação abrangente e integrada em termos técnicos, jurÃdicos, éticos e culturais; - Fornecer ferramentas na área do direito que um jurista e outros precisam de saber.
6.2. Perfil do licenciado - Conhecimento aprofundado do âmbito e dos limites do direito fiscal e aduaneiro; - Prestar assessoria jurÃdica na área do direito, em geral, destacando-se e convencendo, sobretudo, na área da fiscalidade; - Conhecer a génese do direito fiscal, a sua evolução e os desafios que se colocam a este ramo do direito público; - Identificar os demais institutos jurÃdicos do direito para a solução de uma questão casuÃstica, em geral, e em particular o contencioso tributário e aduaneiro; - Dominar a retórica jurÃdica, articulando a linguagem jurÃdica com os diferentes actores do sistema judicial, bem como com o público leigo em matéria de direito; - Ficha do Plano de Curso (Anexo)
PROGRAMA DE DOUTORAMENTO
1. PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM ÉTICA
1.1`. O curso de doutoramento em Ética tem a duração de 48 meses, divididos em 8 semestres, e é constituÃdo por 8 módulos. Objectivos - Responder a solicitações no domÃnio da ética e em diferentes sectores da vida; - Desenvolver nos doutorandos hábitos e atitudes de investigação no domÃnio da ética aplicada, segundo metodologias cientÃficas rigorosas, com particular atenção ao desenvolvimento de capacidades crÃticas e argumentativas, atenção à documentação, à s fontes históricas e filológicas do saber ético e à atualização bibliográfica; - Criar nos doutorandos, também num sentido interdisciplinar, a extensão do seu património cultural, fomentando a sua vocação de servidores e defensores da dignidade da pessoa humana, da sua integridade e transcendentalidade numa sociedade cada vez mais multicultural e globalizada; - Dotar os doutorandos de uma sólida base de liderança ética, de modo a que se tornem facilmente reconhecÃveis na sociedade, a todos os nÃveis, como referentes de diálogo, de colaboração, de apelos de liderança e de atenção quando o caso o exija. - Fomentar a consciência crÃtica dos doutorandos, tanto no âmbito académico como no âmbito sócio-polÃtico-cultural-educativo, para que se tornem promotores activos de percursos humanistas de elevado perfil ético.
1.2. Perfil do Licenciado - Dominar os instrumentos metodológicos e cientÃficos que permitam a investigação em Filosofia, em particular, e nas ciências sociais e humanas, em geral; - Desenvolver uma capacidade crÃtica sobre a cultura e a sociedade contemporâneas, de acordo com o saber filosófico; - Articular os conhecimentos adquiridos com a inovação e a construção tÃpicas do conhecimento cientÃfico. - Desenvolver o ensino de forma autónoma e criativa, promovendo um ensino de qualidade; - Construir programas de investigação inovadores, assegurando aprendizagens significativas; Analisar criticamente e interpretar textos, bem como realidades sócio-polÃticas, económicas, culturais e académicas.
1.3. Linhas de Investigação São quatro (04) as Linhas de Investigação do Doutoramento em Ética, a saber: - Ética Social e PolÃtica - Ética na Educação; - Ética nas Organizações; - Bioética.
2. PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM GESTÃO
2.1. O curso de doutoramento em Gestão tem uma duração de 24 meses, divididos em 4 semestres, e é composto por 7 módulos. Objectivos - Formar, para a produção de conhecimento cientÃfico, docentes do ensino superior, investigadores, quadros superiores e gestores de organizações públicas ou privadas. Organizações; - Favorecer o domÃnio dos instrumentos, métodos e técnicas que permitam autonomia na investigação cientÃfica fundamental ou aplicada; - Desenvolver a capacidade de resolução de problemas em situações de gestão organizacional de elevada complexidade; - Proporcionar a aquisição de competências especÃficas capazes de garantir uma correcta definição epistemológica e ontológica de uma questão de investigação; - Contribuir para o desenvolvimento de um comportamento Ãntegro, responsável e comprometido com as organizações e a sociedade em que os alunos se inserem. fazem parte; - Dotar os alunos de competências que lhes permitam identificar os dados e as metodologias adequadas à validação empÃrica do conhecimento cientÃfico, tanto qualitativo como quantitativo, e utilizar as técnicas e os instrumentos necessários para testar as hipóteses de investigação
2.2. Perfil do licenciado - Planear, organizar e controlar projectos de investigação cientÃfica; - Conceber e definir actividades pedagógicas no ensino superior; - Liderar equipas de recursos humanos altamente qualificados e cientificamente orientados. Liderar equipas de recursos humanos altamente qualificados e orientados cientificamente para o trabalho cientÃfico; - Negociar processos de produção de conhecimento com todos os negociar processos de produção de conhecimento com todos os actores da instituição onde trabalham; - Elaborar um programa de investigação cientÃfica de médio e longo prazo tendo em conta a situação e as necessidades actuais do paÃs; - Gerir as polÃticas públicas no domÃnio da ciência, tecnologia e ensino superior. ensino superior; Preparar trabalhos cientÃficos, pedagógicos e didácticos. - Ficha do Plano de Curso (Anexo)
3. PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO E TIC'S
3.1. General Objective - To qualify researchers in the field of Educational Sciences and Information and Communication Technologies (ICT), attentive to social transformations and their repercussions in the field of education, with competences for teaching, research and extension. Specific Objectives - To train Doctors in Education and ICT who are sensitive to ethical issues, fostering their vocation to be servants and defenders of the dignity of the human person; - To train professionals with solid knowledge of innovation processes and their conditioning factors in the educational context; - To train specialists and technicians capable of identifying digital educational resources (DER) for training activities (especially in e/b/m-Learning schemes); - To develop doctoral students' skills in analysing, planning, managing and evaluating educational and school inclusion policies, processes and practices; - To provide doctoral students with subsidies or theoretical contributions for understanding contemporary culture and its repercussions on the reconfiguration of learning and the constitution of social identities; - To provide doctoral students with in-depth and reflective knowledge on the use of technology in education; - To enable doctoral students to use methodologies to collect, analyse and systematise data, while observing research ethics.
3.3. Graduate Profile - Planning, organising and controlling scientific research projects; - Designing and defining teaching activities in higher education; - Lead teams of highly qualified and scientifically orientated human resources. for scientific work; - Negotiating knowledge production processes with all the stakeholders of the institution where they work; - Drawing up a medium and long-term scientific research programme taking into account the country's current situation and needs; - Manage public policies in the field of science, technology and higher education. higher education; Prepare scientific, pedagogical and didactic work. - Course Plan File (Annex)