Memorial do Cardenal Dom Alexandre José Maria dos Santos
No dia 8 de outubro do corrente ano, a Universidade São Tomás de Moçambique inaugurou o primeiro memorial que retrata as obras e a vida do Cardeal Dom Alexandre dos Santos, falecido no dia 29 de setembro de 2021, com o objetivo de imortalizar todos os feitos do primeiro Sacerdote Católico e Cardeal moçambicano entre 1975 e 2003.
A obra é uma iniciativa da Universidade São Tomás de Moçambique e da Fundação Cardeal Dom Alexandre José Maria dos Santos, que visa imortalizar as acções de um homem de Fé inabalável e imensurável, como explica o Presidente do Conselho da Fundação Dom Alexandre José Maria dos Santos, Venâncio Chirrime.
Dom Alexandre foi um dos homens mais importantes da Igreja Católica e que deu um grande contributo para a paz e desenvolvimento do país, causas sociais e contribuiu também para um maior acesso à educação, tendo fundado a Universidade de São Tomé de Moçambique.
Neste memorial é possível encontrar toda a história do arcebispo, desde o nascimento, o percurso religioso e humano, demonstrando que existe um grande interesse em preservar o seu legado para transmitir às próximas gerações.
O Magnífico Reitor da USTM, Joseph Wamala, afirmou que o Cardeal Dom Alexandre foi e sempre será uma grande fonte de inspiração para todos nós, e como essa inspiração é precisa, a melhor forma de criar esse ambiente foi através do memorial realizado, que não deve ser tratado como um Museu morto, mas sim como um memorial vivo, com os momentos marcantes de sua trajetória incluindo palavras e lugares que visitou, pois acreditamos que todos que passarem pelo Museu poderão de alguma forma falar com Dom Alexandre.
Este memorial serve para nos conscientizarmos de que a vida e a obra de Dom Alexandre devem ser um exemplo que deve inspirar a todos, seguindo seus valores morais, éticos e humanísticos deixados por ele, vivendo na justiça e promovendo sempre a paz.