top of page

15ª Conferência Bienal da ICUSTA

LOGOTIPO DA ICUSTA
ENCONTRO DA ICUSTA

Entre os dias 12 e 14 de outubro, a Conferência bianual ICUSTA 2022 teve lugar na cidade de Mar del Plata, Argentina, na Universidade FASTA. Esta conferência contou com a presença de autoridades de universidades e instituições membros da nossa rede da Argentina, Austrália, Chile, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Moçambique e Zimbabué.

 

Durante a conferência, foram realizadas palestras e painéis sobre diferentes questões actuais à luz do pensamento de São Tomás de Aquino e da cooperação entre os membros da ICUSTA.

Comemorando os 60 anos de fundação da Fraternidade dos Grupos São Tomás de Aquino, FASTA (07/10/1972) e os 30 anos do início das atividades da Universidade FASTA (10/04/1992).
A conferência contou com a presença dos Reitores e Directores do Gabinete de Relações Internacionais das instituições associadas.
Sendo a Universidade São Tomás de Moçambique, um dos principais membros do ICUSTA teve a honra de participar ativamente na Conferência com três representantes da Instituição, e uma palestra apresentada pelo Professor Jochua Baloi (Diretor do Gabinete de Relações Internacionais e Cooperação).
Na ocasião, foram abordadas diversas palestras e painéis sobre diferentes temas da atualidade, oportunidades de intercâmbio acadêmico que abrangerão e beneficiarão inúmeros estudantes, professores e pesquisadores científicos para o aprimoramento de suas capacidades intelectuais, tendo assim uma vasta experiência, bem como futuras inovações e formas de melhorar os laços e vínculos institucionais, a fim de estabelecer e implementar ações que garantam a qualidade da educação, bem como a implementação de novos projetos internacionais, sempre à luz do pensamento de São Tomás de Aquino e da cooperação entre os membros do ICUSTA.
A partir de agora, as palestras foram divididas em três painéis apresentados por Professores e Reitores de diferentes Universidades. O primeiro painel foi sobre a "Integração dos saberes na Universidade, à luz de São Tomás de Aquino", seguido do segundo que se centrou no "Pensamento político e suas consequências para o mundo atual, à luz de São Tomás de Aquino" e o terceiro painel sobre o tema "Experiências bem sucedidas de internacionalização" dando a oportunidade de ouvir as experiências de três Universidades dedicadas a projectos de solidariedade e ao intercâmbio de alunos e professores.

De dois em dois anos, os membros da ICUSTA reúnem-se em diferentes países, sempre com o mesmo objetivo de reforçar os laços pessoais e institucionais, rever objectivos e acordos e partilhar novas iniciativas.

ENCONTRO ICUSTA
bottom of page