
A governadora da província de Gaza, Stella Pinto Novo Zeca, partilhou o ‘‘Plano Estratégico da Província de Gaza 2018 – 2027’’, por meio duma palestra, no campus da Delegação de Gaza, na cidade de Xai-Xai. O evento que teve numerosa participação de estudantes, docentes e investigadores da USTM, Delegação de Gaza, teve como enfoque os principais eixos constantes do referido plano estratégico, a saber, o “ desenvolvimento político-social”; “desenvolvimento económico” e o “desenvolvimento ambiental sustentável” na promoção de desenvolvimento da província de Gaza. Na interacção observou-se que os jovens estudantes se mostram aquém da realidade local e desprovidos ainda de abordagens cientificamente fundamentadas para fazerem frente aos desafios que se impõem no processo de desenvolvimento desejado. Mesmo assim, os estudantes encorajam a necessidade de continuidade de esforços de acções de formação na área da saúde para se garantir o tratamento qualitativo dos cidadãos bem assim a promoção da educação da rapariga, sobretudo, no norte da província de Gaza, para se eliminar a ocorrência de casos de casamentos prematuros. Entretanto, da parte do Governo provincial ficou o desafio de se continuar com eventos do género em todos os sectores de desenvolvimento socioeconómico da província que incluam os jovens.