Segunda mulher a defender tese doutoral em Ética

02 July 2020
Author :  

A antiga mestre, Esmeralda Maria Anselmo Raivoso defendeu, na Universidade São Tomás de Moçambique (USTM), a sua tese doutoral intitulada “A abordagem ética no processo de gestão estratégica e desenvolvimento de recursos humanos: o caso do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social”. A cerimónia decorreu tendo em conta o distanciamento social e obedecendo todas as medidas de prevenção da COVID-19.

Entre tantos desafios, sobretudo em momentos da pandemia da Covid-19, a mestre Esmeralda Raivoso se tornou a segunda mulher a defender a sua tese de doutoramento em Ética, na USTM. O projeto que tem como título “A abordagem ética no processo de gestão estratégica e desenvolvimento de recursos humanos: o caso do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social” foi defendido, nesta quarta-feira (1), na sala B-100 do campus-sede da USTM em Maputo.

Tal como ficou evidente durante a sua dissertação, o tema traz algumas reflexões sobre o campo ético nos processos de Recursos Humanos para vários destinatários, não só para o “Ministério do Trabalho e Segurança Social”, como também para outras instituições públicas e privadas.

Por outro lado, Esmeralda Raivoso realçou que a utilidade das recomendações deixadas, não só dependem dela mas sim dos vários intervenientes que irão receber este contributo cuja abordagem afigura-se multifuncional e abre janelas para o aperfeiçoamento e melhoria do funcionamento das instituições.

Por seu turno, o Reitor da USTM, Prof. Doutor Joseph M. Wamala que igualmente testemunhou o simbólico acto académico, enalteceu o gesto e o passo dado nos seguintes termos:

“Nós como instituição, saudamos a nova doutora. Em reconhecimento do seu esforço, realizamos esta cerimónia com um mínimo de formalidades possíveis, permitidas numa altura de pandemia da Covid-19. Esta defesa de tese de Doutoramento não é um luxo mas sim uma sessão científica e solene resultante da essência de uma universidade como a nossa”. O magnífico reitor acrescentou que “não só, a defesa da Dra. Esmeralda representa uma oportunidade do debate sobre a importância e relevância da ética em instituições públicas e privadas do país”.

O júri foi presidido pelo Prof. Doutor Silvério Ronguane, Prof. Doutor Anselmo Pinto (supervisor), Prof. Doutora Maria J. Chipenembe, Prof. Doutor Carlos Sotomane e o Prof. Doutor Domingos S. Tchipilica (arguentes).

Refira-se que esta é a quarta defesa doutoral em Ética que a USTM realiza, depois de se ter observado inicialmente de José Togarepe, Teodósio Tovela e Imeldina Matimbe Rego.

 

254 Views
Celso Pechisso

Somos Membro da ICUSTA (Conselho das Universidades no Espírito de São Tomás de Aquino).

http://www.icusta.org/

Contacte-nos

  • End. Av. Ahmed Sekou Touré n.610 RC
  • Tel: 21 327 274 ou 84 301 3013
  • Email:ustm@ustm.ac.mz
  • Whatspp:840374164

Escute a Rádio São Tomás

We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…