Depoimentos dos Graduados

Depoimentos dos Graduados (4)

Tuesday, 23 April 2019 00:00

Palmira Eugénio de Sá

Written by

Huuum!.. para mim, Palmira Eugénio de Sá, estudar e fazer parte da Primeira Geração da USTM foi um trampolim para a minha vida profissional.

Em 2006, com os meus 30 anos de idade, ingressei na USTM para cursar GESTÃO PÚBLICA, na primeira turma com o número do aluno 1201605.

Tive o privilégio de participar no grupo coral da 1ª geração, denominado “TUNA”, eu achava engraçado porque colocavam-me na fileira dos meninos por causa da minha voz grossa -“3ª voz”.

Por estar a cursar GESTÃO PÚBLICA, em 2008, fui transferida do HCM (Hospital Central de Maputo) onde há 15 anos trabalhava como Técnico Médio de Laboratórios Clínicos, para o MISAU( Ministério de Saúde) concretamente na DAF (Direcção de Administração e Finanças), onde tive a oportunidade de começar a por em prática  o que na USTM aprendia sobre GESTÃO… Depois da DAF fui a UGEA (Unidade Gestora de Aquisições), a seguir RH (Recursos Humanos) especialmente na SAT (Serviços de assistência Técnica). De seguida só foram aprendizados e mais aprendizados…. Oportunidades e mais oportunidades…. Seguidas de sucessos…. Tudo graças a DEUS conciliado ao que aprendi na USTM.

No final do curso, foi-me incumbida pelo MISAU a missão de Assessorar   Tecnicamente a área de Laboratórios Clínicos na Província de Sofala.  

Dentre varias vantagens, também aprendi a fazer o empreendedorismo, focando me para área de Segurança  Privada de Reacção Armada e não Armada.

PARA MIM É GRATIFICANTE TER SIDO ESTUDANTE DA 1ª GERAÇÃO DA USTM.

Tuesday, 23 April 2019 00:00

Lidia Rita Geremias

Written by

Estudar na USTM para mim foi uma experiência impar. Foram quatro anos de muita entrega e aprendizagem da minha parte, mas de paciência e partilha de conhecimento por parte dos competentes docentes com quem tive a oportunidade de interagir na Faculdade de Ética, Ciências Humanas e Jurídicas no geral e de forma particular, os que lecionaram as cadeiras do curso de licenciatura em Relações Internacionais. 

Terminei o curso e tornei-me uma pessoa completamente diferente, com uma capacidade de análise mais apurada, apta para gerir conflitos e mais atenta aos acontecimentos internacionais de carácter político, económico e diplomático. .

Graduada em 2018

Tuesday, 23 April 2019 00:00

Ancha Mohomed Amur Abdurremane

Written by

Foi no início de uma etapa de muito sacrifício, onde o impulso à desistência reinara dadas perdas vividas mas, nascera também o espirito de  persistência quando tudo parecia impossível em dar continuidade aos estudos dado valor das propinas na altura cobrado nas Instituições de Ensino Superior existentes. Foi a partir deste inconveniente e/ou limitação que emerge a oportunidade da Universidade São Tomas de Moçambique constituindo uma porta da esperança para o meu porvir.

Começar e confiar numa Instituição sem um percurso cronológico sustentável, num pais onde a mesma esperança tornou-se murcha e que nada acontece a que demostra atitudes com segundas intenções, ou seja, sem bases de avaliação de alguém que confiara em algo sem certeza e às escuras a procura de qualidade à baixo custo, sendo filha de pais funcionários do Aparelho do Estado de categoria média e irmã de 4 elementos no agregado familiar e com fonte única de rendimento para o auto-sustento.

Cresci aprendendo e hoje aplico todo esse aprendizado no meu dia-à-dia, pois, com enorme orgulho lembro-me hoje de todos esses desafios  e etapas sem nenhum arrependimento e de viva voz posso clamar`` valeu a pena´´ se possível, voltaria ao mesmo desafio

Tuesday, 23 April 2019 00:00

João Machungo

Written by

Primeiro é importante compreender os princípios fundamentais da USTM na componente formativa dos que a escolhe como placa formadora. A São Tomás além da formação académica tem como ideia geral a formação do homem nos seus diversos aspectos, incluindo os aspectos de ordem ética humanista.

Estudar e formar-se na São Tomás, significa a descoberta em mim de valores que haviam sido hibernados e até transviados. A São Tomás ajudou-me a descobrir a importância da integridade do meu carácter diante do próximo, o humanismo, a inteireza moral, e a rectidão. Foi, é e será uma oportunidade de despertar a visão científica aliada aos valores humanos, pois sempre que me sentir chamado a praticar os valores, seja em qualquer canto do mundo sentir-me-ei na São Tomás.

Somos Membro da ICUSTA (Conselho das Universidades no Espírito de São Tomás de Aquino).

http://www.icusta.org/

Contacte-nos

  • End. Av. Ahmed Sekou Touré n.610 RC
  • Tel: 21 327 274 ou 84 301 3013
  • Email:ustm@ustm.ac.mz
  • Whatspp:840374164

Escute a Rádio São Tomás

We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…