Depoimentos dos Graduados (4)
Huuum!.. para mim, Palmira Eugénio de Sá, estudar e fazer parte da Primeira Geração da USTM foi um trampolim para a minha vida profissional.
Em 2006, com os meus 30 anos de idade, ingressei na USTM para cursar GESTÃO PÚBLICA, na primeira turma com o número do aluno 1201605.
Tive o privilégio de participar no grupo coral da 1ª geração, denominado “TUNA”, eu achava engraçado porque colocavam-me na fileira dos meninos por causa da minha voz grossa -“3ª voz”.
Por estar a cursar GESTÃO PÚBLICA, em 2008, fui transferida do HCM (Hospital Central de Maputo) onde há 15 anos trabalhava como Técnico Médio de Laboratórios Clínicos, para o MISAU( Ministério de Saúde) concretamente na DAF (Direcção de Administração e Finanças), onde tive a oportunidade de começar a por em prática o que na USTM aprendia sobre GESTÃO… Depois da DAF fui a UGEA (Unidade Gestora de Aquisições), a seguir RH (Recursos Humanos) especialmente na SAT (Serviços de assistência Técnica). De seguida só foram aprendizados e mais aprendizados…. Oportunidades e mais oportunidades…. Seguidas de sucessos…. Tudo graças a DEUS conciliado ao que aprendi na USTM.
No final do curso, foi-me incumbida pelo MISAU a missão de Assessorar Tecnicamente a área de Laboratórios Clínicos na Província de Sofala.
Dentre varias vantagens, também aprendi a fazer o empreendedorismo, focando me para área de Segurança Privada de Reacção Armada e não Armada.
PARA MIM É GRATIFICANTE TER SIDO ESTUDANTE DA 1ª GERAÇÃO DA USTM.
Estudar na USTM para mim foi uma experiência impar. Foram quatro anos de muita entrega e aprendizagem da minha parte, mas de paciência e partilha de conhecimento por parte dos competentes docentes com quem tive a oportunidade de interagir na Faculdade de Ética, Ciências Humanas e Jurídicas no geral e de forma particular, os que lecionaram as cadeiras do curso de licenciatura em Relações Internacionais.
Terminei o curso e tornei-me uma pessoa completamente diferente, com uma capacidade de análise mais apurada, apta para gerir conflitos e mais atenta aos acontecimentos internacionais de carácter político, económico e diplomático. .
Graduada em 2018
Foi no início de uma etapa de muito sacrifício, onde o impulso à desistência reinara dadas perdas vividas mas, nascera também o espirito de persistência quando tudo parecia impossível em dar continuidade aos estudos dado valor das propinas na altura cobrado nas Instituições de Ensino Superior existentes. Foi a partir deste inconveniente e/ou limitação que emerge a oportunidade da Universidade São Tomas de Moçambique constituindo uma porta da esperança para o meu porvir.
Começar e confiar numa Instituição sem um percurso cronológico sustentável, num pais onde a mesma esperança tornou-se murcha e que nada acontece a que demostra atitudes com segundas intenções, ou seja, sem bases de avaliação de alguém que confiara em algo sem certeza e às escuras a procura de qualidade à baixo custo, sendo filha de pais funcionários do Aparelho do Estado de categoria média e irmã de 4 elementos no agregado familiar e com fonte única de rendimento para o auto-sustento.
Cresci aprendendo e hoje aplico todo esse aprendizado no meu dia-à-dia, pois, com enorme orgulho lembro-me hoje de todos esses desafios e etapas sem nenhum arrependimento e de viva voz posso clamar`` valeu a pena´´ se possível, voltaria ao mesmo desafio
Primeiro é importante compreender os princípios fundamentais da USTM na componente formativa dos que a escolhe como placa formadora. A São Tomás além da formação académica tem como ideia geral a formação do homem nos seus diversos aspectos, incluindo os aspectos de ordem ética humanista.
Estudar e formar-se na São Tomás, significa a descoberta em mim de valores que haviam sido hibernados e até transviados. A São Tomás ajudou-me a descobrir a importância da integridade do meu carácter diante do próximo, o humanismo, a inteireza moral, e a rectidão. Foi, é e será uma oportunidade de despertar a visão científica aliada aos valores humanos, pois sempre que me sentir chamado a praticar os valores, seja em qualquer canto do mundo sentir-me-ei na São Tomás.
